Saiu o Edital da EPCAR 2020!

 

Futuros cadetes do ar, finalmente, a espera acabou. Saiu ontem, 13/03/2019, o edital do Processo Seletivo para Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar, realizado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG).

Em relação aos editais passados, muitos aspectos foram mantidos. Entre eles, o número de vagas (180, sendo 160 para candidatos do sexo masculino e 20 para candidatas do sexo feminino), as proporções reservadas para candidatos negros (20%, totalizando 32 vagas para o sexo masculino e 4 para o sexo feminino), o valor da inscrição (R$60,00) e o conteúdo programático se repetem esse ano.

As datas também foram liberadas no edital. As inscrições acontecerão entre os dias 04 e 23 de abril de 2019 e as Provas Escritas serão no dia 07 de julho de 2019.

Para te ajudar, trouxemos aqui para vocês as principais mudanças entre esse edital liberado ontem e o edital do ano passado (EA EPCAR 2019). É fundamental lembrar que leitura desse post não dispensa a leitura atenta e cuidadosa do edital e de suas possíveis correções, disponíveis em http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br/.

A principal delas é a mudança no tipo de Redação. No Edital de 2018, o aluno deveria escrever um texto dissertativo-argumentativo, enquanto nesse edital de 2019, será pedido um texto expositivo ou argumentativo.

Além disso, houve mudança no padrão de autorização do responsável legal para caso de candidatos ou candidatas menores de 18 anos. Antes, ele era impresso e precisava ter a firma reconhecida em cartório. Esse ano, não. Basta que seja feita uma declaração de próprio punho do responsável legal do candidato seguindo o modelo escrito nos anexos do edital (item 3.5.1 do edital).

Uma outra mudança é a inclusão de doadores de medula óssea dentro dos casos passíveis de isenção de pagamento de taxa de inscrição, conforme a Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018 (item 3.3.2, alínea c do edital). Mas, preste bem atenção: a isenção é dada apenas àqueles que já doaram medula óssea, não aos que estão inscritos em Bancos de Dados de Doadores.

Uma grande novidade é que, excepcionalmente para os candidatos selecionados para a EPCAR nesse edital 2020, haverá uma oportunidade a mais no futuro. No final do curso da EPCAR, caso os alunos que tenham sido aprovados mas não consigam o acesso ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), seja por não terem conseguido se classificar dentro do número de vagas ou por terem restrições por motivos de saúde, poderão concorrer ao ingresso no Curso de Formação de Oficiais de Intendência (CFOINT) ou Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF), também pertencentes à AFA (item 2.7.5 do edital).

maio 9, 2020

0 respostas em "Saiu o Edital da EPCAR 2020!"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                            TOP MILITAR © 2018.

                           TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

                       CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:  PÁGINAS E APLICATIVOS

                      www.agenciapaginaseaplicativos.com.br

                          CNPJ: 34.427.467/0001-34